PÓRTICO DE ENTRADA DA CIDADE! |
Olá meus amores tudo beleza??Bem para dar uma variada no post, eu decidi contar um pouco da história da minha city, para quem não sabe eu moro em Corumbá MS mais conhecida com Capital do Pantanal ou Cidade Branca, é uma cidade interiorana, turística e muito agradável de se viver. Sua capital é Campo Grande conhecida como Cidade Morena. Vamos conhecer um pouquinho da história???
Corumbá que em Tupi - Guarani quer dizer cascalho é um município da região centro oeste do Brasil , situado no estado de Mato Grosso do Sul e a segunda cidade mais antiga do estado.
Corumbá é uma cidade conhecida através da sua diversidade multicultural, especialmente influências culturais árabes, italianas, portuguesas, sul-americanas (paraguaios, argentinos, uruguaios, bolivianos), índios, pela sua culinária e música. Corumbá é um destino turístico internacionalmente famoso graças aos seus vários eventos. Entre elas, as mais importantes são o Carnaval, Festival América do Sul, Festival Latino Americano de Arte e Cultura, entre outros.
Fundada originalmente pelo sargento-mor Marcelino Rois Camponês a mando do Governador da Capitania de Mato Grosso, o Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, as disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque.
Corumbá possui vários cognomes, que descrevem características locais. Entre elas as mais conhecidas são Capital do Pantanal (pois é a principal e mais importante zona urbana do território pantaneiro e por abrigar 60% da mesma região),Cidade Branca (da cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras), Triplice-Fronteira do Centro-Oeste (única cidade da Região Centro-Oeste do Brasil nessa situação), Capital Portuária do Centro-Oeste (principal porto da mesma região) e Capital Fronteiriça do Centro-Oeste (principal cidade fronteiriça da região). O nome da cidade é abreviado geralmente para CRBÁ ou CMB.
Corumbá é a cidade do estado que mais recebe turistas, O turismo vem ajudando a desenvolver o mercado de trabalho associado com a pesca esportiva.
Principais pontos turísticos da cidade:
- Ecoparque Cacimba da Saúde (Beira do Rio Paraguai )
- Escadinha da Quinze de Novembro (Av. General Rondon com a Quinze de Novembro)
- Forte Coimbra (Márgem direita do Rio Paraguai )
- Forte Junqueira (17° Batalhão de Fronteira )
- Jardim da Independência ([Rua Dom Aquino com XV de Novembro -)
- Mirante São Felipe (Morro do Cruzeiro)
- Parque Marina Gataas (Rodovia Ramón Gomez )
- Parque Zumbi dos Palmares (rua Pedro de Medeiros)
- Porto Geral (Parte baixa)
- Praça da República (Rua Manoel Cavassa, 275):
- Praça Generoso Ponce (Av. General Rondon )
AVENIDA GENERAL RONDON |
Turismo dos eventos
Corumbá dispõe de produtoras e organizadoras de eventos e lançamento de novos produtos, centros para convenções e exposições. Relação dos principais locais onde ocorrem eventos e apresentações da cidade de Corumbá:
- Anfiteatro Professor Salomão Baruki
- Centro de Convenções do Pantanal (3 auditórios)
- Estação Natureza Pantanal
- Moinho Cultural Sul-Americano
- Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros: realiza exposições agropecuárias (Feapan) e shows.
JARDIM DA INDEPÊNCIA - RÉPLICA DE UM JARDIM FRANCÊS |
Calendário de eventos
Relação dos eventos e apresentações da cidade de Corumbá:
- Carnaval: Mantém as tradições dos cordões carnavalescos, com aproximadamente 10 000 componentes que participam deste evento, desfile das Escolas de Samba e dos Blocos e os bailes populares que costumam reunir 40 mil pessoas por noite.
- Festa de Nossa Senhora da Candelária (padroeira do município): Em fevereiro, comemora-se em Corumbá, a Festa de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. Nesse dia é feriado municipal. É realizada uma novena nove dias antes da data e no dia acontece a quermesse e em seguida a procissão.
- Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal
- Festa de Nossa Senhora de Auxiliadora (em português)
- Festa todo dia 24 de maio, mês de Maria, com quermesse. Após a quermesse segue a procissão pelas ruas da cidade de Corumbá
- Festival América do Sul
- Festa e banho de São João: Arraial do Banho de São João é realizado durante quatro dias na cidade. O ponto alto acontece no início da noite de 24 para 25 de junho, com o tradicional Banho de São João. Festa de origem portuguesa seu ponto auto é a lavagem do santo, que desce a ladeira Cunha e Cruz em procissão, acompanhado de fogos de artifício e lanterninhas de papel ou velas acesas nas mãos, ao som de cantos típicos.
- Festa de São Pedro Pescador: É realizada em junho, e é organizada pela colônia de pescadores. A procissão é acompanhada pela banda da Marinha e após o programa religioso o Cururu (dança folclórica) tem seu espaço, até a madrugada.
- Feira Agropecuária do Pantanal (FEAPAn)
ESCOLA DE SAMBA A PESADA EM NOSSO FAMOSO CARNAVAL |
- Semana do Município: No mês de setembro, há inúmeras festas em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece no dia 21. Durante as comemorações, acontecem a Festa do Peão Boiadeiro e o Festival Latino Americano de Arte e Cultura.
- Mostra Corumbá-Santuário Ecológico de Dança
- Festival Pantanal das Águas: São quase 1.500 pessoas que consomem o comércio e a ocupam a rede hoteleira de Corumbá, proporcionando um movimento atípico para este período do ano.
- Concurso Municipal de Bandas e Fanfarras de Corumbá: É realizado desde a década de 90, porém só em 2000 o evento passa a ser organizado pela Fundação de Cultura. Todos os anos mais de 4 mil pessoas comparecem ao concurso. As Bandas de Corumbá fazem suas apresentações e além disso, são "Coreografadas", ou sejam, tocam e dançam com os instrumentos.
- Festa e Louvação a Iemanjá: Evento realizado à beira do Rio Paraguai. As pessoas devotas vestem-se de branco e homenageiam atirando ao rio suas oferendas. Em meio à luz, fazem pedidos.
- Lavagem da escadaria da Igreja Nossa Senhora da Candelária: no final de dezembro, comemora-se a Lavagem da escadaria da Igreja Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.
PARQUE MARINA GATASS - RODOVIA RAMON GOMEZ |
- Como parte do patrimônio cultural do Município de Corumbá, há a descoberta do fóssil do cnidário pré-histórico Corumbella WERNERII . Esta espécie marinha possui cerca de 550 milhões de anos de idade, sendo datado do Período Ediacarano. A espécie é reconhecida como o primeiro ser vivo da história da evolução da vida a ter esqueleto. Isso coloca os fósseis encontrados em Corumbá entre os mais importantes já descobertos pela paleontologia mundial.Com relação à cultura social, a corumbaense é composta de influências originárias dos estados e países de seus povoadores: entre as principais destas influências estão as culturas carioca, nordestina, paulista e sulista e de países como Itália, Síria, Palestina, Líbano, Bolívia e Paraguai. Ainda partilha a cultura do estado em que está inserido, oMato Grosso do Sul. Nesse caso poderemos retornar ao passado recente na época em que a cidade sofreu a influência dos paídes do prata, herdando grande parte de seus costumes e hábitos, e no caso dali foi mais fácil pois a cidade era isolada geograficamente. Dessa época acabou conservando os seus prédios históricos de influência europeia, sua histórias, tradições e costumes. Atualmente a cidade é considerada o centro cultural mais adiantado do estado de Mato Grosso do Sul.
PORTO GERAL |
NOSSA CULTURA, ONDE ENCONTRAR!
- Casa do Artesão, onde encontram-se peças que representam animais da região e do [[Pantanal
- Art Izu: pertencente a artista plástica Izulina Xavier.
- Casa de Massabarro: associação não-governamental com fins não-lucrativos, voltada exclusivamente para fins sociais com o intuito de dar às crianças do bairro uma oportunidade de profissão ao invés do ócio.
CASARIO DO PORTO |
- Memorial do Homem Pantaneiro: o museu abriga exposições permanentes e itinerantes sobre o ecossistema e a cultura pantaneira, cultura relativa aos povos que foram chegando e se fixando na região.
- Museu de História do Pantanal: esse museu retrata a história do homem que habitava a região pantaneira há seis mil anos até a chegada do colonizador, é composto por peças arqueológicas.
- Museu do Pantanal: conta com uma coleção de animais empalhados, acervo de várias tribos indígenas da região (cadiwéu, terenos e bororós), sessões de artes plásticas, de artesanato em couro e barro, peças arqueológicas e painéis de marcas de ferro de gado usados nas centenárias fazendas.
CORTE DE MOMO DE NOSSO CARNAVAL ANIMADÍSSIMO! |
- Biblioteca Gabriel Vandoni de Barros: estima-se um número de aproximadamente trinta mil volumes, entre eles livros didáticos, científicos, periódicos e livros históricos.
- Biblioteca Manoel de Barros: a biblioteca possui 34 mil exemplares, sendo 13 mil títulos e aproximadamente 30 mil periódicos.
- Biblioteca Municipal Lobivar de Matos: o acervo possui aproximadamente seis mil livros, didáticos, científicos e recreativos.
Gente nós somos um povo bem hospitaleiro, festeiro, animado. Amamos uma boa festa, uma boa cerveja e um tereré bem gelado para acompanhar esse calor da cidade! só para constar aqui a máxima chega aos 45º graus! Bem quente, dá para pegar um bronze legal... kkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário